top of page
jornal

ATIVIDADE COM REPORTAGENS

Autora: Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

Componente curricular: Experiências Educativas em Contextos Não-escolares (2019)

Graduação em Pedagogia - UNIPAMPA

Olá querid@s,

Para iniciarmos nossas discussões trago para o diálogo a proposta de Ensino Domiciliar que vem sendo discutida para ser implementada como Medida Provisória. Como esse componente irá trabalhar com experiências educativas em contextos não-escolares considero pertinente analisarmos essa proposta e trazer para discussão aprendizagens que construímos em didática.

É preciso que saibamos usar os materiais que estudamos, nossos conhecimentos e aprendizagens para ler o mundo, os acontecimentos e suas implicações na nossa vida.

Assim proponho que leiam e assistam os seguintes materiais, a fim de conhecer um pouco da proposta de ensino domiciliar:

Homeschooling: 14 perguntas e respostas - Reportagem da Nova Escola
Página da Associação Nacional de Ensino Domiciliar 
Vídeo - Entrevista com a Ministra Damares Alves (não está mais disponível)


Depois de consultar esses materiais participe do fórum "Implicações do ensino domiciliar para a profissionalidade docente e a função social da escola", criando argumentos para as 3 questões à seguir:

1 - Como o ensino domiciliar interfere na nossa profissão? Quais os impactos para a profissão docente, caso o ensino domiciliar seja legalmente instituído?

2 - Como o ensino domiciliar pode contribuir com as aprendizagens de valores sociais como diversidade de gênero, religião, etnia, cultura? E com o desenvolvimento de atitudes de autonomia, de lidar com as diferenças e de resolução de conflitos?

3 - O Material didático ensina a ser professor? Quais os saberes necessários à profissão docente?

A proposta dessa atividade é discutirmos as implicações do ensino domiciliar com base em nossas aprendizagens e discussões sobre a profissionalidade docente e a função social da escola.

Lembrem-se: O fórum é um espaço de debate pedagógico, no qual temos que fundamentar nossos argumentos!

bottom of page