top of page
midias.jpg

ATIVIDADES COM VÁRIAS MÍDIAS

Autora: Mariângela Faria de Faria

Atividades desenvolvidas na escola

Ensino básico

MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR....

 

Faço aqui um pequeno apanhado das lembranças de anos de trabalho com mídias na escola, resgatei algumas memórias do quê e de como utilizava mídias em sala de aula.

TELEVISÃO – Lembro de uma atividade que pedi para os alunos assistirem um telejornal e destacarem uma notícia que lhes tenham chamado a atenção para compartilhar em classe no outro dia. Cada aluno relatava a sua notícia, explicando a fonte, o horário em que a notícia foi apresentada. Explorávamos todos juntos uma a uma, refletindo sobre o que o colega havia contado; o tempo em que ocorreu o fato, as causas, as consequências, o que poderia ser feito para mudar a situação, o que poderia estar por trás da notícia, etc. Essa atividade eu utilizei nos anos iniciais, no anos finais, no ensino médio, no curso normal, em cada etapa as possibilidades de exploração da notícia eram diferenciadas.

VÍDEOS – Só não utilizei vídeos com o curso normal, nas outras etapas, foram muitas situações e diferentes vídeos sobre os mais variados temas: folclore, preconceito, cultura gaúcha, documentários diversos, etc. Assistíamos o vídeo e depois partíamos para a exploração do mesmo, com reflexões, dramatizações, confecção de murais, seminários, debates, mapa conceitual, etc.

RÁDIO – Quando estava na coordenação da escola, para comemorar o aniversário da escola, projetei e organizei a rádio da escola. Acontecia com todas as turmas da escola, e era apresentada durante o intervalo. As turmas se organizaram, todas tinham seu locutor, os jornalistas esportivos, culturais, de noticias da escola, notícias da cidade, curiosidades, seleção musical, dedicatórias. Quando era dado o sinal do intervalo, a turma já tinha a sua disposição as caixas de som, microfones e aparelhos de som. Era um dia para cada turma. Os alunos gostaram tanto, quer dizer, os professores também gostaram, que o projeto da rádio com proposta para um mês de execução se estendeu até o final do ano.

JORNAL – Utilizei da mesma forma que a televisão. Explorei notícias, atividades culturais, passatempos e receitas. Também fizemos o jornal da escola. Um jornal de tiragem mensal, em que a cada mês, uma turma ficava responsável de organizar, imprimir e vender (preço simbólico, na época cada jornal era R$ 0,50).

REVISTAS – Trabalhei as revistas de diferentes formas. Explorei os gibis e a Revista Ciência Hoje para as Crianças, com os anos iniciais. A atividade muitas vezes era ler e contar aos colegas, a partir da revista, montamos a feira de ciências. No ensino médio, explorei as revistas Sociologia e Filosofia. Os alunos buscavam artigos relacionados ao que estávamos estudando para complementar as leituras do livro didático, fizemos debates, seminários, rodas de conversas, murais, etc, a partir dos artigos estudados.

FILMES – Para assistir os filmes, utilizávamos os sábados letivos, fazíamos uma atividade interdisciplinar, cada professor explorava o filme de acordo com seu plano de ensino e objetivos, durante as próximas semanas. Lembro de alguns filmes que trabalhei com os alunos: O Grilo feliz; Houve uma vez dois verões; Pro dia nascer feliz; Entre os muros da escola; A procura da felicidade; O menino maluquinho e tantos outros.

MÚSICAS – Trabalhar com as músicas sempre foi muito prazeroso. As atividades com a música eram diversas: cantar, dramatizar, refletir, debater, encenar, pesquisar o contexto histórico quando a música foi escrita, etc. Algumas músicas que já trabalhei: A casa (Vinicius de Moraes); Aquarela (Toquinho); Leãozinho (Caetano Veloso); Sobrevivente (Gabriel Pensador); Construção (Chico Buarque); o MEU Guri (Chico Buarque); Diversidade (Lenine).

bottom of page